PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO
© Todos os Direitos Reservados

PROGRAMAÇÃO
Exposição ''IGREJAS ANTIGAS DO LITORAL PAULISTA'' 
DIA: 07/10/2018 até 28/10/2018
HORÁRIO: 09:00 ao 18:00


O litoral foi durante alguns séculos o esteio do Brasil, porta de entrada de diversas expedições que traziam e levavam produtos, costumes, cultura e religiosidade. Construir igrejas logo após a “descoberta” das novas terras era de certo modo uma maneira de delimitar fronteiras e marcar o seu poder intelectual na nova terra, que a princípio os novos conquistadores nem tinham consciência de seu real tamanho.

 

Havia em meados do século XVI duas formas de construção, as Taipa de Pilão e as de Pedra e Cal. Na exposição Igrejas Antigas do Litoral Paulista, o artista plástico Ângelo Gil busca retratar em técnica de aguado e nanquim essa importante demarcação não só religiosa, mas também territorial e cultural. Com essa retratação o artista convida para um passeio na história do Litoral Paulista, berço da colonização brasileira e cenário de grandes conquistas.

 

A mostra é uma viagem de forma geográfica, indo do sul do litoral paulista até o norte. O objetivo maior da exposição é mostrar a demarcação litorânea do estado de São Paulo por meio da fé e da arte.

 

A exposição segue até 28 de Outubro.